Diretoria de Educação Profissional

A Diretoria de Educação Profissional da Associação Nacional da Educação Híbrida concentrará seus esforços especialmente em apoiar estudos e pesquisas para a valorização da formação profissional de nível médio orientando, o desenvolvimento e implementação de projetos na modalidade junto aos seus associados. 

     Os estudos e pesquisas deverão resultar na identificação dos elementos constitutivos da Educação Profissional nos níveis básicos em suas diferentes modalidades e formatos e promover a identificação e categorização de atores individuais ou coletivos envolvidos com a Educação Profissional Híbrida;

Também buscará a Identificação e análise de materiais didáticos, plataformas e aplicativos, dentre outros multi-meios que possam ser utilizados nas atividades de Educação Profissional Híbrida;

Oferecerá apoio ao desenvolvimento programas, propostas e projetos que possam ser utilizados na Educação Profissional Híbrida;

Promoverá o monitoramento, sempre que solicitado, para a implementação de ações referentes à Educação Profissional Híbrida e orientação para avaliação de resultados de ações e projetos implementados na Educação profissional Híbrida.


Fernando Leme do Prado

Conselheiros

Almério Melquíades de Araujo

Mestre em Educação (Supervisão e Currículo) e Bacharel/Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, que promove a elaboração e reformulação curricular, a capacitação continuada de docentes, a educação a distância e a Supervisão Educacional.

Garabed Kenchian

Doutorado em Ciências – Física pelo IF-USP e Licenciatura em Mecânica pela UFSCar. Atuei como professor Titular do Instituto Federal de São Paulo da área de Mecânica, agora aposentado. Fui Reitor do Instituto Federal de Brasília, Diretor Geral do Centro Federal de Tecnologia de São Paulo, e Coordenador Geral de Planejamento da Rede Federal na SETEC-MEC. Atualmente trabalha com analise de dados da Educação Profissional.

José Carlos Mendes Manzano

Mestre em Educação (USP). Licenciado em História, Sociologia e Pedagogia. Ex-Auditor educacional do Senai de São Paulo. Professor universitário e coordenador de cursos de pós-graduação. Membro de banca examinadora; atuou em instituições como Fundação Carlos Chagas, Fundação Vunesp, Secretaria da Educação de São Paulo e MEC. Membro fundador do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo.

Ricardo Henriques

Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. No governo federal foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação; Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social; pesquisador e diretor adjunto da área social do IPEA e assessor especial do presidente do BNDES. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) durante mais de 30 anos.

Ricardo Figueiredo Terra

Graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos e pós-graduado em Automação Industrial pela “Ryerson University – Canadá”, cursou também Gestão de Instituição de Ensino Técnico, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Há 30 anos atuando em Educação Profissional, ocupa, desde 2018, o cargo de Diretor Regional do SENAI-SP, onde ingressou em 1982.

Elisangela Manzano

Mais de 25 anos de experiência docente, atuando com metodologias ativas, produzindo conteúdo, lecionando, treinando professores, planejando atividades dinâmicas, aplicando avaliações, desenhando processos de aprendizado e se divertindo. Formação em Blended Learning Expert Track (Educação Híbrida) na Universidade de Leeds – Inglaterra.