Diretoria de Desenvolvimento e Formação dos Profissionais da Educação

A Diretoria de Desenvolvimento e Formação dos Profissionais da Educação é composta por 11 Câmaras Temáticas. Câmara Temática de Gestão, de Avaliação, de Educação Especial, das áreas de conhecimento (grupo interdisciplinar, língua portuguesa, matemática, ciências humanas e sociais, ciências da natureza e literatura), de Desenvolvimento cognitivo e socio emocional, de Educação Infantil, de Arte e Comunicação, da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Médio, do Ensino Fundamental e das Entidades Representativas dos professores, gestores e mantenedores.

Por meio de suas Câmaras Temáticas propõe estruturar debates, fóruns, seminários nacionais e internacionais virtuais promovendo a educação híbrida, estimulando grupos de diferentes áreas do conhecimento a promover formação de professores da educação básica a partir da divulgação de novas metodologias para ensino híbrido, com uso de diferentes tecnologias educacionais.

Manterá espaços virtuais para criação de uma rede colaborativa de professores, e estabelecerá parcerias para assegurar movimentação ativa na rede de professores associados e articulará propostas e projetos colaborativos, registrados, avaliados e divulgados como cases de sucesso a serem posteriormente compartilhados com apoio cientifico e metodológico o que poderá enriquecer a formação de professores com novos conhecimentos.


Lana Crivelaro


Conselheiros

Alexandre Schneider

Presidente do Instituto Singularidades, pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da FGV/SP, foi secretário municipal de educação de SP, pesquisador visitante e professor adjunto da Universidade Columbia em Nova York.

Amabile Pacios

Professora de matemática e física nuclear, gestora, autora de livros didáticos, empresária e palestrante. Presidiu o SINEPE/DF por 8 anos. Hoje é vice-presidente da FENEP – Federação Nacional das Escolas particulares. Atualmente ocupa o cargo de Conselheira no Conselho Nacional de Educação. Programas que gostaria de ser identificada: Professora de matemática e física, gestora e palestrante.        

André Vitor

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou na rede pública de ensino no Estado do Rio de Janeiro e foi pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente é professor da Universidade de Brasília (UnB), onde leciona e desenvolve investigações nas áreas de Currículo, Políticas Educacionais, Avaliação Educacional, Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental.

Andrea Patapoff

Pedagoga e doutora em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua na formação e no aperfeiçoamento de professores e gestores da Educação Infantil, ministrando cursos, seminários e palestras na área do desenvolvimento humano. Realiza assessorias e consultorias pedagógicas para a construção de currículos da Ed Infantil e Ensino Fundamental. Participou como redatora da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil juntamente com o MEC

Angela Corrêa da Silva

Mestre em Educação – Formação de Professores no Ensino Superior, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2005. Coordenadora pedagógica da Faculdade são Leopoldo Mandic, Campinas (2015-atualmente). Professora da disciplina do Núcleo de Formação Geral – Faculdade São Leopoldo Mandic. Consultorias para a Fundação Vanzolini, SP (2020) – Coordenação e elaboração de pautas de Ciências Humanas para a rede publica do Estado de São Paulo. Elaboração e revisão de Objetos digitais para a rede pública de São Paulo. Coordenação da elaboração da matriz de competências de Ciências Humanas para o currículo do Município de Guarulhos, SP. Formação de professores da Educação Básica e Superior. Utilização de novas tecnologias na Educação Básica e Superior.

Artur Fonseca

Licenciado em Pedagogia. Bacharel em Direito. Membro do Conselho Nacional de Educação. Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Diretor da ABEPAR (Associação Brasileira de Escolas Particulares). Diretor do Colégio Uirapuru – Sorocaba e Wlasan – Instituto Educacional Uirapuru.

Carlos Eduardo Moreira

Mestre em Educação (PUC/RJ), Doutor em Políticas Públicas (PUC/SP) e PhD em Educação (FACE/UFRGS), Autor de livros e artigos na área de Políticas Públicas Educacionais. Atuou como professor universitário durante 20 anos em universidades privadas e públicas funcionais. Atualmente é coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA) e líder-articulador e um dos fundadores do ADE Serra Catarinense

Christine Bahia

Doutorado em Comunicação e Política pela PUC/RS (2008), mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela PUC/RS (2001) e graduação em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela PUC/RS (1999).Possui também graduação em Tecnologia em Processamento de Dados – Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990). Avaliadora do INEP. Realiza atividades de avaliador AD HOC para a CAPES. Até 2017, na Universidade Feevale, foi líder da linha de pesquisa em Games e Comunicação. Coordenou a Especialização em Comunicação Digital. É coordenadora da Graduação de Jogos Digitais da Faculdade Descomplica.

Claudia Costin

Fundadora e diretora do FGV CEIPE – o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Univerisdade de Harvard. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo e membro do comitê técnico do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação, que ajudou a fundar.

Dalton Andrade

PhD em Biostatistics pela University of North Carolina at Chapel Hill, USA.
Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, com atuação em programas de pós-graduação dos Departamentos de Engenharia de Produção e de Informática e Estatística e Pesquisador Associado da Fundação Vunesp e Consultor do Inep/Mec em Métodos Quantitativos Aplicados a Avaliação.

Ederson Marcelo Batista

Graduado em Pedagogia pela UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga (2007), e pós graduado em Gestão Escolar pela UFSCAR. Atualmente é Secretário Municipal de Educação de Votuporanga/SP, Coordenador Executivo do ADE Noroeste Paulista, Secretário de Comunicação da UNDIME SP, e Membro do Comitê Gestor da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

Ezequiel Theodoro da Silva

Graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação – Leitura – pela University of Miami (1973) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Livre Docência em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da Unicamp (1994). Atua como professor visitante junto ao Grupo de Pesquisa ALLE-AULA (Alfabetização, Leitura e Escrita e Formação Docente), da Faculdade de Educação, Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, Psicologia e Didática, atuando principalmente com os seguintes temas: leitura, formação do professor, biblioteca escolar e leitura na Internet. Coordena os trabalhos da Editora Leitura Crítica, com vários títulos já editados. Mais recentemente inaugurou o site Ezequiel Oficial <http://www.ezequieloficial.com.br> onde inseriu boa parte da sua obra e promove a formação continuada e a atualização dos professores brasileiros para o ensino da leitura.

Fernando Luchesi

Psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa Análise Comportamental da Cognição, e tema da alfabetização e reabilitação de crianças com deficiência auditiva. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre o Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Atualmente é Diretor na Omnium Projeto Educacionais e docente do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP, em Bauru/SP.

Francisco Carlos D ́Emílio Borges

Mestre em Educação com linha de pesquisa em sistemas de acesso ao ensino superior pela Universidade de São Paulo / Mestre em Automação e Robótica com linha de pesquisa em robôs cooperativos pela Universidade de Salford Inglaterra. Engenheiro Elétrico pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Executivo do setor de educação, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos educacionais atuando em todos os níveis da Educação: Básica com destaque para o Ensino Médio, Profissionalizante e Superior. Atuação em grandes grupos educacionais como SENAI, ANIMA, SOMOS Educação, Grupo IBMEC e DESCOMPLICA.

Ghisleine Trigo Silveira

Doutora em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Coordenação, pela Fundação Vanzolini, da elaboração da BNCC da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Membro do CEE de São Paulo

Gisela Wajskop

Socióloga e Doutora em Educação pela USP participa como colaboradora no programa de Pós-Graduação em Pesquisas sobre formação de Professores – FORMEP – da PUCSP. É pesquisadora internacional do NOW-Play Project do OISE da University of Toronto, no Canadá, que desenvolve programas de letramento e alfabetização nas comunidades aborígenes canadenses. É Diretora Presidente do Conselho Consultivo da Associação Turma da Touca mantenedora de creches na zona sul de São Paulo. Exerceu a Coordenação de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), tendo coordenado a equipe de elaboração do Referencial Curricular da Educação Infantil e as políticas públicas para a área (1998 – 2000). Criou e dirigiu o Instituto Singularidades de 2000 a 2010. Atualmente, concebeu e dirige a Escola do Bairro em São Paulo.

Guiomar Namo de Mello

Fez Pedagogia na USP-SP, mestrado e doutorado em educação na PUC-SP e estudos de pós-doutorado na Universidade de Londres. Fez carreira acadêmica na PUC-SP, foi pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Secretária Municipal de Educação de S. Paulo, especialista em educação no Banco Mundial e no BID em Washington DC, e diretora executiva da Fundação Victor Civita. Como membro do CNE foi relatora das DCNs do ensino médio de 1997 e como membro CEE-SP vem há alguns anos atuando na reformulação curricular dos cursos de formação de professores das instituições de ensino superior públicas estaduais e municipais do estado. Palestrante e consultora de desenvolvimento curricular e de programas de formação de professores para educação básica, participou no MEC, da elaboração da BNCC e da Base Nacional de Formação docente (BNC). Entre 2019 e 2020 foi consultora do CNE na elaboração das novas DCNs de Formação de Professores. Atualmente é consultora da Kroton, na área de formação de professores em nível superior, da SOMOS na área de currículo e avaliação da educação básica e do Colégio Pentágono, SP para a implementação da reforma do ensino médio e preparação dos professores para o ensino híbrido.  

Helinton Tavares

Possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado na University of Florida (2016). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelagem e Análise de Dados Educacional, atuando principalmente em Teoria da Resposta ao Item, voltada para Avaliação Educacional.

Huguette Theodoro da Silva

Supervisora de Ensino, Pedagoga, Pós graduada em Gestão Educacional – UNICAMP – Psicopedagoga – Responsável pela EJA Por 8 anos – SEDUC – Secretária de Educação de Bragança Paulista por 12 anos.

Isabella Rodrigues de Araújo Costa Caracas

Diretora Geral Educacional do Grupo Dom Bosco/UNDB em São Luís-MA, Diretora Pedagógica do Grupo Red Balloon, Conselheira Municipal de Educação de São Luís-MA, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB, possui mais de 15 anos de experiência em Administração Educacional, com cursos em Harvard e líder no desenvolvimento de metodologias ativas na UNDB.

Ivan Cláudio Pereira Siqueira

Professor na ECA/USP, Doutor e Mestre em Letras FFLCH/USP Licenciado em Português e Inglês Pesquisa: Educação, Artes, Computação Câmara temática – grupo interdisciplinar

Ivana Siqueira

Ivana de Siqueira, natural de Araguari (Minas Gerais), graduada em Psicologia em 1983 pelo UNICEUB, especializada em Educação e Desenvolvimento pela UNB em 1997. Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Em 1993 foi Diretora de Programas da ex LBA, foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação Especial do MEC de 1996 a 2003, foi Gerente de Projetos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República de 2003 a 2007, foi Diretora representante da OEI no Brasil de 2007 a 2015, foi coordenadora da Flaco Brasil em 2015, foi Diretora de Logística do Ministério do Planejamento em 2016, foi Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC de 2016 a 2018, Foi vice- presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE, foi conselheira do CONANDA, do Conselho Nacional da Mulher e do CONSEA. Atualmente é Diretora Geral do Programa de Difusão da Língua Portuguesa da OEI em Madri, Espanha e Diretora Geral de Cultura em funções na OEI em Madri, Espanha.

José Francisco Soares

Doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan – Ann Arbor. É professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi o primeiro presidente eleito da ABAVE- Associação Brasileira de Avaliação. Em 2011 e 2012 recebeu, respectivamente, da ABAVE e da Fundação Bunge homenagem formal pelas suas contribuições na área de avaliação educacional. Foi presidente do INEP de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016 e do Conselho Nacional de Educação, entre 2016 e 2020, onde foi um dos relatores da Base Nacional Comum Curricular. Participou do Conselho Técnico do INEE – Instituto Nacional de Evaluacion Educativa do México e foi consultor do BID e da OECD para questões de avaliação educacional. Sua atuação acadêmica está concentrada no estudo de medidas de resultados educacionais, cálculo e explicação do efeito das escolas de ensino básico e indicadores de desigualdades educacionais.

Júlio Cesar Fosquini Lisboa

Mestre em Ensino de Ciências – modalidade Química – pela USP; Licenciado em Química pela USP. Participou como docente em diversos cursos e oficinas para professores da Educação Básica da área de Ciências da Natureza promovidos por diferentes Instituições públicas e privadas. Professor do Centro Universitário Fundação Santo André. Co-autor de livros didáticos da área de Ciências da Natureza para os níveis fundamental e médio.

Jussara Cristina Barbosa Tortella

Professora e pesquisadora titular, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).Participa do Grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da Linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM).  Redatora da Base Nacional Comum Curricular – Etapa da Educação Infantil. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

Katia Chiaradia

Licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria Literária pela UNICAMP, com pesquisa em de Monteiro Lobato na década de 1930, sob a orientação da Prof Marisa Lajolo. Atualmente é pesquisadora de Pós-doutorado na UERJ, onde estuda: “A BNCC e o Campo de atuação Artístico-Literário: o espaço aos estudos literários no Ensino Fundamental”, sob a supervisão do Prof Roberto Acízelo.

Keyla Ferrari Lopes

Possui graduação em Pedagogia com especialização em deficiência da audiocomunicação, Especialização em Atividade Motora Adaptada e Educação Especial . Mestrado e Doutorado em atividade física adaptação e saúde pela FEF/ UNICAMP Docente em universidades nas áreas de educação especial, LIBRAS Dança , artes , ensino e pesquisa. Palestrante convidada e docente em curso de pós graduação e congressos no estado de São Paulo / Brasil Europa ( Portugal, Italia, Suiça). Criadora e coordenadora da Cia de dança Humaniza que tem por objetivo incluir pessoas com e sem deficiência por meio da dança e música. Autora de artigos, e livros infantis que abordam a temática inclusão

Lino de Macedo

Professor Emérito do Instituto de Psicologia, USP. Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira 22) / Membro da Cátedra “Educação Básica” do Instituto de Estudos Avançados, USP. Professor, orientador e pesquisador na área de Psicologia do Desenvolvimento e suas aplicações no campo da Educação e da Saúde Infantil. Participou da concepção do ENEM.

Lucas Ferreira Castro

Graduado em Licenciatura Curta em Matemática e em Ciências Contábeis. É especialista em Administração, Finanças e Marketing e mestre em Economia com concentração em Finanças e Seguros. Tem curso de formação tutores. É empregado da Caixa Econômica Federal desde 2000 e instrutor estratégico da Caixa desde 2006. É professor da UNIFAP desde 2015, ministrando disciplinas como Matemática Financeira, Estatística, Engenharia Econômica entre outras. Trabalha com construção de indicadores e análise de dados.

Luis Carlos Menezes

Físico e educador, Professor Sênior do Instituto de Física e Coordenador Acadêmico da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Autor de Livros sobre Ciências da Natureza e sobre formação de professores.

Maria Cecilia Amêndola da Motta

Professora, mestre em Educação, Pedagoga, Bióloga, Secretária Municipal de Educação no município de Campo Grande – MS (2005-2012); Vice-Presidente da UNDIME Nacional (2011-2012); Presidente da UNDIME Estadual de MS (2009-2012); Secretária de Estado de Educação de MS, Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED e sócia efetiva do Movimento Todos pela Educação.

Marli Regina Fernandes da Silva

Mestre em Educação (UFPR), Especialista em Filosofia (FECILCAM) Tecnologias da Educação (PUC/RIO) e Gestão Pública (UNICENTRO) Graduada em Pedagogia (FAFIJAN). Concursada na rede pública estadual do Paraná, atuando como docente, gestora e pedagogia. Participou do PDE PR (Governo PR) Tutora do Curso de Pedagogia à distância e docente no Ensino Superior. Experiência em Gestão Escolar: Formação de Professores, Educação a Distância e Profuncionários, Coautora do livro: Orientação Didático Pedagógica: Prática de Ensino 3 (NEAD/UFPR-2003). Coordenadora Estadual ProBNCC no Estado do Paraná (2018-2019). Atualmente é Diretora Presidente da Autarquia Municipal de Educação e Secretária Municipal de Desenvolvimento Humano em Apucarana. Presidente da UNDIME Região Sul (2017-2019) Vice Presidente (2019-2021). Presidente da UNDIME PR (gestão 2017/2019 e 2019/2021).

Maria Helena Guimarães Castro

Socióloga, Mestre em Ciência Política, professora aposentada da Unicamp. Atualmente é membro do Conselho Nacional de Educação, presidente da ABAVE e embaixadora do Pisa para Escolas no Brasil. Foi presidente do Inep, Secretária Executiva do MEC, Secretária Estadual de Educação de São Paulo, Secretária Municipal de Educação de Campinas e membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. É acadêmica da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação.

Maria Silvia Bacila

Secretária Municipal da Educação – Rede Municipal de Ensino de Curitiba na atual gestão 2017/2020. Secretária de Articulação da UNDJME-PR, gestão 2019/2020. Doutora em Educação pela PUCPR. Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e em Psicomotricidade Relacional. Atuou como Professora e Pedagoga do Ensino Fundamental e do Ensino Médio durante 20 anos (1986 a 2006). Professora no Ensino Superior desde 1997. Dirigiu o Curso de Pedagogia da PUCPR no triênio 2008-2010 e os cursos de Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial com Enfâse em Inclusão e Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem entre 2001 e 2012. Professora Adjunta no DEPED (Departamento de Educação) da UTFPR-CT. Atuou como Chefe do Departamento de Educação (DEPEDUC/PROGftAD) da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Atuou como Formadora e Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/MEC/IJFPR. Participa do Grupo de Pesquisa TRANSMUTARE com ênfase em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos (PUCPR). Editora-chefe da Revista Veredas.

Mariza Abreu

Graduada em História e Direito. Professora da educação básica nos anos 80. Secretária Municipal de Educação de Caxias do Sul/RS e Presidente da Undime/RS, 2005/2006. Secretária Estadual de Educação no RS Vice presidente do Consed, 2007/2009. Consultora do Ministério da Educação, 1997/2002 e 2016/2017. Consultora legislativa na área da educação na Câmara dos Deputados, aposentada em 2011. Hoje, consultora em educação da Confederação Nacional de Municípios, membro do Movimento pela Base e do Todos pela Educação.

Mauro Luiz Rabelo

Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília; Pós-doutorado pela Universidade de Stanford – EUA (jan/1991-jun/1992). É professor titular da Universidade de Brasília. Atualmente atua como Secretário Adjunto da Educação Básica do Ministério da Educação. Atuou como Diretor de Relações Internacionais da CAPES, Secretário de Educação Superior do MEC e Diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da SESu/MEC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, e na área de Avaliação Educacional, com ênfase em avaliação de sistemas e de programas, construção e análise de itens para avaliações de larga escala e avaliação de competências.

Mozart Neves

Titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP – Ribeirão Preto. Doutor em Química pela UNICAMP (1982). Pós-Doutor em Química pela politécnica de Milão – Itália (1987/1988). Professor Emérito da UFPE. Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Orly Zucatto Mantovani de Assis

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora colaboradora e coordenadora do Laboratório de Psicologia Genética (LPG) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Orientadora de mais de 100 trabalhos científicos incluindo teses e dissertações defendidas na UNICAMP e coordenadora de mais de 30 eventos científicos. Autora do Programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental PROEPRE.

Raphael Callou

Diretor e Chefe da Representação da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil. Cientista Político pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Administração Pública. Bolsista do Emerging Leaders in the Americas Program (2012) e do U.S. Bureau of Educational and Cultural Affairs (2010). Atuou em diversas iniciativas no poder público, em todas as instâncias federativas.

Raul Borges Guimarães

Professor titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP. Coordenador do Curso de Licenciatura e Bacharelado e pesquisador principal do Centro de Estudos e Educação do Trabalho, Ambiente e Saúde (CEETAS) do campus da UNESP de Presidente Prudente.

Rose Neubauer

Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo, membro do Conselho Estadual de Educação (coordenadora do grupo de Licenciatura) e da Academia Paulista de Educação – APE. Especialista em gestão da educação pública, políticas educacionais, currículo e avaliação educacional. Foi professora doutora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Secretária Estadual de Educação de São Paulo (1995 a 2002). Possui doutorado em Educação e vasta experiência em Educação com grande quantidade de publicações (livros, artigos) e participação em seminários e congresso.

Ruy Prietropaolo

Doutor em Educação Matemática; orientou 22 teses de doutorado e 10 dissertações; faz pesquisas sobre formação de professores; ensino de probabilidade e estatística; currículos prescritos e praticados. Participou da elaboração dos PCN e da BNCC (todas as versões e etapas). Elaborou materiais para disciplinas híbridas.

Sergio Goldenberg

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB (1969) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1976). Atualmente é avaliador institucional e de cursos “ad doc” do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Professor Colaborador Voluntário da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Aprendizagem. Formaç˜!ao de Professores, Leitura e Avaliação de Sistemas Educacionais.

Suely Menezes

Pedagoga com habilitação para Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Diretora da CONFENEN (Confederação Nacional de Escolas Particulares de Ensino). Conselheira do Conselho Nacional de Educação (2016-2020 / 2020-2024). Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (1999/2015 e 2016).

Valdir Quintana Gomes Junior

Professor de Ciências e Biologia (Educação Básica) e de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa (Educação Superior). Atua nas áreas de coordenação pedagógica e de elaboração de currículos e instrumentos de avaliação educacional. Licenciado em Ciências Biológicas e Doutor em Farmacologia.

Valéria de Souza

Doutora e Mestre em Educação pela PUC de São Paulo, tendo atuado na gestão da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo como Coordenadora da CENP (2007-2010), na coordenação da Escola de Formação de Profissionais da Educação – EFAPE (2016 – 2017) e de Gestão da Educação Básica – CGEB (2017 a 2018) atuando em temas como: gestão da educação básica, currículo, formação, carreira e avaliação docente. Responsável pela implantação do Programa Ensino Integral no estado de São Paulo entre os anos de 2010 a 2016. Associado Efetivo do Todos Pela Educação.

Windys Ferreira

Ph.D, Master in Science (Manchester University, Inglaterra) e Mestrado em Educação (UNICAMP). Consultora e Pesquisadora ad hoc da UNESCO para Assuntos de Educação Inclusiva e Formação de Professores/as. Youtuber Canal Science. Professora e Pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (aposentada). Citada na Marquis Who ́s Who in the World (2004). Graduação em Fonoaudiologia e Pedagogia

Zuleika Murrie

Bacharelado em Letras pela FFLCH/USP; licenciatura em Letras, mestrado e doutorado em Didática – Linguagem e Educação pela FE/USP.  Atuação profissional: professora da educação básica pública e privada (Língua Portuguesa) e do ensino superior privado (Metodologia da Pesquisa Científica, Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado e Metodologia de Alfabetização).